Resumo
Sou mediadora do Grupo Redução de Danos no CAPS III Castanheira, Marabá, PA, destinado ao público do serviço que está em acompanhamento para dependência química. O grupo acontece todas ás quintas-feiras pela manhã. Somos modalidade II funcionando como III e atendendo várias faixa etárias. A demanda de alcool e drogas cresceu e modificou-se nesses 3 anos. O grupo é bastante rotativo. Às vezes mal temos espaço e cadeiras. Em outros momentos lidamos com a recaída, as internações, óbitos, conflitos com a lei e pessoas com perfis socioeconomicos diversos. Desde o funcionário público em uso nocivo de crack, até a mulher, que tem os filhos abrigados, lutando contra o álcool.
Conto com parceiros como o SAE – CTA, Odontóloga , delegacia da mulher e estágiários de universidades onde sempre propomos novas temáticas e momentos especiais. Este semestre iniciei o “Redução vai á praça”, tentando me aproximar do territorio onde muitos residem tentando nos aproximar daqueles que já não possuem motivação em continuar no serviço ou se encontram nas praças. A visibilidade do serviço é maior após o grupo, assim como as articulações e estudos de casos sobre usuários.
É complexo lidar com as dificuldades pessoais e territoriais do município onde trabalho. Existem pessoas que abandonam o tratamento e retornam ainda mais prejudicadas. Ainda há barreiras como a ausencia de parcerias eficazes com locais de geração de renda e a complexidade do preconceito em vir ao serviço por não sentir que precisa além, do aumento de facções e dificuldades quanto a segurança.