A arte como processo de tratamento!


Autor(es): Edimarcia Correa, Alessandra Reis Pinto Leonelli

UF/Cidade: São Paulo – Presidente Prudente

|

Período: Desde 05/2024

Instituição/Serviço: Ambulatório Regional de Saúde Mental

Público: Usuários – adultos, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Outro, Família/comunidade

Articulação RAPS: CAPS

Articulação com outros setores: Cultura, Educação, Assistência Social e Ministério Público


Resumo

O Ambulatório Regional de Saúde Mental mantido pela SES/DRS XI, atende a 700 pacientes com sofrimentos mentais. Entre as atividades desenvolvidas no ambulatório destacamos as oficinas terapêuticas de produção artística que atuam no processo de transformação pessoal, propiciando memorias afetivas, autoestima, valorização pessoal, buscando sempre reforçar as potencialidades e trabalhar as fragilidades de cada indivíduo. Nas oficinas, através dos grupos, podemos citar a tolerância, o respeito e o protagonismo fazendo parte dos nossos resultados. Uma face importante do trabalho é intersetorialidade.

A oportunidade de expor e vender o produto confeccionado, na feira realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (EXPODEF) e Secretaria da Educação amplia as possibilidades de inclusão trazendo uma importante sensação de pertencimento social o que traz um retorno emocional importante. Estas feiras desenvolvem protagonismo, organização, melhora da alta estima, sentimento de pertencimento. Os usuários criaram frentes para organizar a exposição, escolha dos produtos, preparação do lanche, manuseio e o transporte, vendas e até o mesmo o troco, (CAIXA), merecem atenção especial de um grupo determinado.

Um checklist, foi implantado com a ajuda da terapeuta ocupacional e assistente social que acompanha as oficinas e cada item e cuidadosamente pensado. A participação nas pequenas exposições locais tem sido um diferencial quando se trata de planejamento e organização, até mesmo a confecção dos trabalhos é pensada e direcionada proporcionando motivação e interesse.

Vídeo

Palavras-chave: Articulação, distribuição de trabalho, diversidade, inclusão, Planejamento, Protagonismo, Redes, Valorização pessoal

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.