A arte da loucura: contribuições de Nise da Silveira para a saúde mental


Autor(es): Maria Eduarda Gonçalves Barroso de Oliveira, Patrícia Cristina da Silva, Marcus Venícius Alves Silva, Gleidson Rodrigues Teixeira da Silva

UF/Cidade: Pernambuco – Gravatá

|

Período: 03/2024 – 10/2024

Instituição/Serviço: CAPS II

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Usuários – adultos, Gestores ou coordenadores do serviço


Resumo

O projeto artístico LoucArte (Loucos por Arte) apresenta uma criação teatral em formato de esquete representando as contribuições de Nise da Silveira à psiquiatria e ao tratamento mental no Brasil. Esse projeto surgiu a partir das experiências com o grupo de música do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) – Nova Vida – que atende pessoas em intenso sofrimento psíquico no município de Gravatá/PE. O objetivo deste trabalho foi estimular novas habilidades artísticas e contribuir com os processos de criatividade e expressividade dos usuários/as do CAPS.

Utilizamos como princípio norteador o “Brainstorming”, ou tempestade de ideias, direcionando o processo metodológico para uma integração das linguagens artísticas na medida em que trabalhamos o corpo em movimento, a expressão e a música. Este trabalho destaca o quão crucial é refletirmos, primeiramente, sobre a importância da Arte como ferramenta para trabalhar a saúde mental no CAPS, visando minimizar o sofrimento psíquico dos usuários. Em segundo lugar, a partir das experiências com o grupo, identificamos o desenvolvimento de habilidades artísticas pouco ou sequer exploradas pelos usuários e como isso pode ser fundamental para a sua reintegração social.

Palavras-chave: CAPS II, Música, Nise da Silveira, Saúde Mental, teatro

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.