A ARTE DO MOSAICO COMO FERRAMENTA DE SAÚDE MENTAL


Autor(es): Lara Cremasco de Almeida, Tayla Fonseca Oliveira, Lorrainy Pratti Barbosa, Larisse Nunes e Cristiane Almeida Menezes

UF/Cidade: Espírito Santo – Vila Velha

|

Período: Desde 08/2022

Instituição/Serviço: CAPS AD

Público: Usuários – adultos

Articulação com outros setores: Visitas a espaços que promovem lazer, cultura e convivência comunitária (como museus e centro histórico)


Resumo

A Oficina Fazer Criativo visa mudanças psíquicas, bem como, melhorar a qualidade de vida, fomentar a criatividade, expandir a consciência, promover o autoconhecimento e proporcionar a reconciliação dos conflitos emocionais dos participantes. O objetivo principal dessa oficina é utilizar ferramentas artísticas como base para um processo terapêutico. Ela foi pensada como meio de se trabalhar conteúdos internos de cada indivíduo, não focando apenas no material artístico resultante, mas no processo de confecção desse objeto. O cerne é o que acontece no caminho entre o início e o fim da produção artística. O projeto acontece semanalmente no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) de Vila Velha, desde setembro de 2022, e tem como público-alvo pacientes em uso prejudicial de substâncias psicoativas.

Atualmente, confeccionam-se mosaicos. Inicialmente usava-se como suporte o papel A4 com pequenos pedaços picotados de papel EVA coloridos, para preencher as imagens previamente selecionadas pelas facilitadoras. Progredindo, hoje, utiliza-se como suporte tábuas de MDF e materiais como vidro, cerâmica e miçangas para criar os mais variados mosaicos, conforme as demandas apresentadas pelos participantes da oficina. Importante ressaltar, que são propostos e pactuados acordos durante o processo de confecção para que todos estejam alinhados com as contratualidades do espaço terapêutico. As peças criadas serão integradas a uma exposição, com a finalidade de destacar o processo artístico e formarão o acervo de produções do CAPS AD.

Vídeo

Mídias do projeto
Palavras-chave: Artes, Saúde Mental, uso prejudicial de álcool e drogas

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.