A Formação Permanente na Estrada da Vida em Minas Gerais: Fragmentos da supervisão clínico institucional no território e com o território


Autor(es): Christine Vianna Algarves Magalhães

UF/Cidade: Minas Gerais – Ouro Preto

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Período: 01/2021 – 12/2023

Instituição/Serviço: CAPSij de Pirapora, CAPSij de Carangola, CAPSij de Manhuaçu, CAPSij de Ibirité

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Gestores ou coordenadores do serviço, Usuários – crianças ou adolescentes, Família/comunidade, Outro

Articulação RAPS: CAPS adulto, CAPS ad, Atenção primária, leitos de internação, hospital,UBS

Articulação com outros setores: Educação municipal, estadual e federal, Assistência social, casa lar, abrigo


Resumo

A partir da reforma psiquiátrica e considerando os marcos anteriormente referidos à politica brasileira de saúde mental infantojuvenil, tem como ação central a implementação de uma rede de cuidados nos Centros de Atenção psicossocial infantojuvenil, CAPSij, como referencia para atendimentos de casos graves e persistentes de sofrimento mental que envolvem prejuízos funcionais.

Nessa lógica cada município deve contar com uma rede intersetorial de cuidados, que pode, por meio de articulações de trabalhadores e trabalhadoras que estão nos diversos pontos da rede, realizar ações específicas de atenção psicossocial de crianças e adolescentes. Assim a supervisão clinico institucional é considerada uma estratégia em saúde mental e de formação permanente que se faz necessária para potencializar o processo de trabalho e o fortalecimento das equipes em ações intersetoriais no território e com o território.

Nesse relato de experiencia busquei refletir sobre essa importante estratégia de formação permanente a partir do meu trabalho em quatro CAPS ij em quatro diferentes municípios mineiros. Considerando essa experiência ficou perceptível que há certa dificuldade para interação entre os serviços da rede intersetorial e para o estabelecimento de processos de comunicação que possibilitem um trabalho coletivo. A supervisão clinico institucional é uma estratégia que pode contribuir para facilitar os processos de comunicação e ampliar o olhar das equipes para cada situação, potencializando o trabalho interdisciplinar e abrindo espaçõs para construções coletivas dos casos clínicos. A formação permanente na estrada da vida, em Minas Gerais são os lugares por passei e desenvolvi o trabalho na saúde mental infantojuvenil.

Palavras-chave: intersetorialidade, saúde mental infantojuvenil, Supervisão clínico-institucional

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