A GESTÃO DA QUALIDADE E MONITORAMENTO DA APLICAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS DA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL


Autor(es): Elizabeth Carla Moreira, Raianne Stéfane do Couto Silveira, Ana Clara Teles Meytre

UF/Cidade: Minas Gerais – Pará de Minas

|

Período: Desde 09/2023

Instituição/Serviço: RAPS – Rede de Atenção Psicossocial

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Usuários – adultos, Usuários – crianças ou adolescentes, Família/comunidade, Gestores ou coordenadores do serviço

Articulação RAPS: CAPS, CCC, SRT, APS, CONTABILIDADE, RH, COMPRAS, CONTRATOS E CONVÊNIOS, CAPTAÇÃO DE RECURSOS


Resumo

O sistema de controle financeiro que era utilizado na Atenção Psicossocial de Pará de Minas, apresentava uma série de fragilidades. A gestão dos recursos financeiros, essenciais para o funcionamento adequado dos serviços de saúde mental, acontecia de forma bastante informal, sem um processo padronizado ou integrado. Cada unidade responsável pela Atenção Psicossocial, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e outras estruturas de suporte, gerenciava seu próprio orçamento de maneira independente, sem uma articulação clara entre os diferentes setores.

Essa falta de integração dificultava uma visão completa sobre como os recursos eram alocados e aplicados. Diante dos desafios enfrentados foi iniciado o processo de construção dos instrumentos de gestão e otimização na aplicação dos recursos financeiros. Tudo isso com vistas à construção de um atendimento, com maior qualidade e eficiência.

Imagem

Palavras-chave: Atenção Psicossocial, Monitoramento, Qualidade na gestão de recursos financeiros

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.