Resumo
Após realizar atendimentos individuais em psicoterapia em CAPSi e observar que os sintomas, sinais, queixas e comportamentos dos dependentes de álcool e outras drogas eram semelhantes, viu-se a necessidade de iniciar um grupo psicoterapêutico com objetivos de auxiliar no desenvolvimento de habilidades de autocuidado, promover a redução de danos, aumentar a autoconsciência e contribuir para a melhoria da qualidade de vida, bem-estar emocional e resiliência.
A ideia deste grupo ser norteado pela prática de Mindfulness é justamente utilizar como ferramenta de auto regulação emocional, ajudando os participantes a lidarem com a ansiedade e o estresse associados ao uso de substâncias. Como desafio inicial tivemos a dificuldade em trazer estes adolescentes ao coletivo, ao se permitirem falarem de suas dores, angústias e como percebem seu corpo e comportamento frente ao uso de substâncias. Durante os encontros observou-se a entrega e as trocas realizadas, bem como o treino em atividades de Mindfulness sendo realizadas por todos.
Precisamos enquanto profissionais desmistificar alguns preconceitos e receios nossos, para que possamos trabalhar com as diversidades do outro. Espaço seguro e acolhedor para a prática, o grupo visa proporcionar aos participantes ferramentas para melhor lidar com suas emoções, desejos e estresses cotidianos, promovendo um caminho de recuperação mais consciente e alinhado com a perspectiva da redução de danos. Foi possível observar que estes adolescentes, com a demanda do uso de substâncias, com o entendimento de saúde/ doença e aprendendo sobre autocuidado, a aproximação nos contatos com a RAPs, escolas, curso jovem aprendiz facilitaram inserção na comunidade.