A Redução de Danos encontra a garantia de direito à moradia: um encontro no Palmas Que Te Acolhe


Autor(es): Ana Carolina Peixoto do Nascimento

UF/Cidade: Tocantins – Palmas

|

Período: 2018

Instituição/Serviço: CAPS AD III

Público: Usuários – adultos

Articulação RAPS: Unidade de Pronto Atendimento, Palmas Que Te Acolhe, Consultório na Rua


Resumo

Foi no encontro com o Palmas Que Te Acolhe (PQTA) que o contato com o Housing First aconteceu. A inserção na moradia como oferta primária aponta para a radicalidade da aposta na redução dos danos (RD), colocando a garantia do direito à casa como premissa do cuidado. O trabalho intersetorial e interdisciplinar desenvolvido pelo PQTA ampliou as possibilidades de cuidado à poprua, ocupando outros espaços no território e garantindo o acesso a outros direitos. Para ilustrar, gostaria de trazer um breve relato de um encontro que o PQTA proporcionou enquanto estive como trabalhadora no CAPS AD III. Eu me recordo de uma noite de quinta-feira em que terminava o meu turno no CAPS, quando me deparei com o “acampamento” do C. ali na porta.

Ele já dormia ali há alguns dias, buscando uma forma de estar “seguro” das violências da rua, mas estávamos em meados de dezembro, e era uma noite chuvosa e fria, C. vinha com uma tosse recorrente. Ao acompanhá-lo até a UPA, dialoguei com a equipe do PQTA para viabilizarmos a sua inserção na moradia, o que já vínhamos discutindo em outras oportunidades. Hoje, quase cinco anos após o nosso encontro, fico pensando nas oportunidades que o PQTA proporcionou para C., do direito ao lar, a se sentir pertencente, retomar o contato com a filha.

Os registros fotográficos compartilhados demonstram algumas ações desenvolvidas conjuntamente, PQTA, CAPS AD III e Consultório na Rua. Foi na constituição dessa rede que o cuidado aconteceu.

Imagens
Palavras-chave: Garantia de Direitos, housing first, moradia primeiro, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.