Resumo
A intensificação de Cuidados (IC) é uma tecnologia assistencial em saúde mental que se sustenta na presença clínica orientada e na intensificação do investimento humano visando o fortalecimento dos vínculos, a redução de danos e riscos, a ampliação dos laços sociais e da contratualidade dos sujeitos. Está, alinhada com os princípios da Reforma Psiquiátrica, com o modelo de atenção psicossocial e com a luta antimanicomial na busca por uma atuação que considere o protagonismo e a autonomia dos sujeitos nos casos graves e complexos em saúde mental.
Tem como objetivos garantir a continuidade do cuidado ofertado e de ampliar os recursos terapêuticos e “Escutar a crise”, buscando encontrar na expressão do sofrimento psíquico agudizado de cada sujeito aquilo que este momento tenta comunicar. Diante da ausência de um equipamento CAPS ad III Álcool e Drogas no município de Camaçari, observamos a necessidade de continuidade de cuidado nos finais de semanas e no turno da noite, visando uma contiguidade da assistência, mesmo em ausência dos dispositivos necessários na RAPS. A equipe amplia o olhar, enxergando como as singularidades da vida inscrevem o adoecimento, repercutindo na adesão ao PTS.
Nesses períodos, podemos ampliar as ofertas e recursos terapêuticos propondo atividades em diversos territórios e contamos com a hospitalidade noturna do Caps III para promover favorecimento da sua autonomia e a ativação da sua potência vital, fortalecimento do protagonismo, reabilitação psicossocial, ações de redução de danos e um processo de conhecer e acessar a história de vida dos sujeitos os quais ensejamos cuidar.