Além da Curva do Rio


Autor(es): Maria Isabel De Menezes Felicori

UF/Cidade: Minas Gerais – Nepomuceno

|

Período: 06/2021 – 06/2023

Instituição/Serviço: CAPS

Público: Usuários – adultos, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Usuários – crianças ou adolescentes, Família/comunidade, Gestores ou coordenadores do serviço

Articulação RAPS: UBS; Coordenadores

Articulação com outros setores: Cultura; Educação; Assistência Social; Câmara de Vereadores


Resumo

Em junho de 2021 iniciamos no Caps de Nepomuceno o projeto de uma oficina, “Oficina da Palavra”, a intenção era apresentar poesia aos usuários que frequentavam o Caps. Ler e escrever poemas era o foco do trabalho, no entanto, desde o primeiro encontro, um dos usuário começou a trazer seus escritos. Poemas lindos e eram muitos. Assim, fomos percebendo que a poesia já estava ali, mas ainda não tinha encontrado seu lugar. Manoel dos Santos, ocupou lugar de poeta e, a partir dele, tivemos a ideia de fazer um livro de poesia dos Poetas do Caps. Inspirados por ele e pela força da poesia, outros usuários começaram a escrever seus poemas.

O livro foi se desenhando e com a ajuda de amigos e parceiros foi se organizando a publicação. Quando cheguei ao Caps, 2021, escutava por todo canto que ali era a curva do rio. Que naquele lugar nada ia pra frente, que nada fluía, como na curva de um rio. Iniciamos então, uma reflexão com trabalhadores e usuários, para entender que curva de rio desejaríamos ser: a curva onde os galhos param, onde nada flui? Ou a curva que nos possibilita ver outras paisagens? Assim, o nosso livro de poesia aconteceu, como uma nova paisagem no Caps. Em junho de 2023, na Casa da Cultura da cidade, realizamos o lançamento do livro Além da Curva do Rio, pois escolhemos ser essa curva, a que possibilita ver outras paisagens, enxergamos poesia e fizemos poesia para além da curva daquele rio.

Palavras-chave: autonomia, descoberta, Poesia

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.