Resumo
O presente trabalho tem como objetivo narrar a experiência da alfabetização no CAPS I Casa Azul de Mafra – SC, implementado, em 2018, vem promovendo autonomia entre os usuários, mudando não apenas o olhar da sociedade para os portadores de transtorno mental, mas também o olhar dessas pessoas, através da leitura e escrita. As aulas são ministradas por uma pedagoga, conta com 6 pessoas e tem a participação de uma usuária com formação em educação, a oficina trabalha relacionamento social, pertencimento, incentiva a cooperação, tolerância com erros e o aprender com o outro, respeitando a individualidade de aprendizagem.
Também desenvolve-se um trabalho com os adolescentes em situação de risco que por questões de saúde mental não consigam frequentar as aulas, desenvolvendo individualmente os conteúdos para que não percam o ano letivo durante período de atestado, assim mantendo-os motivados e auxiliando-os no planejamento da carreira e busca de cursos para aperfeiçoamento. Através de articulações com setores da educação e comunidade, a escola Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) nos procurou para iniciarmos uma parceria e montar uma sala de aula para os usuários, dentro do Caps, apoiando a reinserção dos mesmos, trocando ideias e sugestões acerca das pessoas envolvidas na aprendizagem em conjunto com o tratamento.
O que pode-se concluir é a conquista da autonomia dos usuários, a melhor comunicação e aumento da autoestima, observou-se que não há aprendizagem sem saúde mental e não há saúde mental sem garantir o direito das pessoas a aprendizagem.