Resumo
Os desastres naturais decorrentes da inundação causam graves sofrimentos psicológicos e sociais à população. Sendo recorrente as cheias no município de União da Vitória/PR, na inundação outubro de 2023, qual durou 65 dias, o município teve grande maioria da população afetada. Sabendo dos impactos psicológicos e sociais que situações de emergência podem ocasionar/acentuar em curto prazo, bem como deteriorar a saúde mental e o bem-estar psicossocial da população afetada em longo prazo.
Atentos aos impactos desta emergência, um grupo de psicólogos vinculados a instituições públicas como a 6ª Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Assistência social, trabalhadores da Secretaria de Educação, estagiários e voluntários uniram-se formando uma equipe potente, com o objetivo de proteger e melhorar a saúde mental e o bem-estar psicossocial das pessoas, desenvolveram ações coordenadas, abordagens diversas e complementares visando o fornecimento de apoio a população. A equipe teve como definição metodológica para a atuação e desenvolvimento do trabalho a abordagem de Apoio Psicossocial, conhecida também como Primeiros Socorros Psicológicos, cujo principal objetivo dessa diretriz é “possibilitar que os atores humanitários e as comunidades planejem, estabeleçam e coordenem um conjunto de respostas multissetoriais mínimas para proteger e melhorar a saúde mental e o bem-estar psicossocial das pessoas em uma emergência.” (IASC, 2007).
A atuação da equipe mostrou que durante uma emergência é fundamental a atuação dos primeiros socorros psicológicos, para proteger e melhorar a saúde mental e o bem-estar psicossocial das pessoas durante e após situações de emergência.