Resumo
“O projeto Arausol nasceu em 2018, no município de Araucária/PR, como uma oficina de geração de trabalho e renda destinada a usuários em acompanhamento nos serviços de saúde mental do CAPS II. Idealizado por trabalhadores e usuários, o projeto começou com a produção de estopas, utilizando resíduos têxteis doados pela comunidade e indústrias. Desde então, a iniciativa evoluiu para a confecção de novos produtos, como caminhas para pets, ecobags e panos de prato, fortalecendo a autonomia e a inclusão produtiva dos participantes.
A articulação intersetorial com a Secretaria de Trabalho e Emprego, que cedeu as primeiras máquinas, e com a Universidade Federal do Paraná, por meio da Rede Libersol, garantiu a participação em feiras e eventos sobre economia solidária. A ampliação das parcerias permitiu o acesso a capacitações e ao reconhecimento público, como a premiação pela Campanha Solidária do Hipermercado Condor, que impulsionou o crescimento do projeto.
Atualmente, o Arausol conta com 20 participantes que se reúnem semanalmente, acompanhados por profissionais do CAPS II. Além de gerar renda, o projeto promove cidadania e autonomia, fortalecendo o vínculo com a comunidade local e a Rede de Atenção Psicossocial. Os próximos passos incluem a expansão da oficina para atender mais pessoas e a intensificação das parcerias.