ATENDIMENTO ÀS PESSOAS TRANSEXUAIS NO SUS DE CURITIBA


Autor(es): Roberta Elizeire da Silva Vicentine, Isabel Fernandes de Aguiar, Cybele da Silva Castro e Marcio Luis Reipert

UF/Cidade: Paraná – Curitiba

|

Período: Desde 12/2022

Instituição/Serviço: Ambulatorio para Pessoaa Trans

Público: Outro

Articulação RAPS: CAPS


Resumo

O Ambulatório Para Pessoas Trans é um serviço de atenção especializada implantado na no município de Curitiba, a fim de ampliar o acesso da população transexual aos acompanhamentos de saúde preconizados pela Portaria 2.803/2013. Iniciou as atividades em 22 de novembro de 2022 e oferece atendimento psicológico e médico (hormonioterapia). A fim de promover acolhimento e atendimento humanizado é necessário que os serviços estejam articulados proporcionando cuidado integral das pessoas.

Na medida em que se faz necessário, são realizadas articulações com outros pontos de atenção da rede, como por exemplos os CAPS e Unidades Básicas de Saúde, no sentido de garantir atendimento às demandas de saúde. Com relação à saúde mental, a população atendida no Ambulatório tem à sua disposição o acompanhamento psicológico e, quando for preciso, é realizado encaminhamento para CAPS ou atendimento psiquiátrico ambulatorial.

As articulações necessárias com outros serviços incluem solicitação de visita domiciliar pelos profissionais da atenção primária, troca de informações com os profissionais técnicos de referência dos CAPS e com profissionais Unidades Básicas de Saúde.

Palavras-chave: atendimento, pessoas transexuais

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.