Resumo
O projeto foi pensado pelo CAPSi de Cajamar, em análise conjuntural, por identificar alguns desafios das crianças e adolescentes sob referência na unidade em utilizar o transporte público municipal, sob os relatos familiares de dificuldades em exercer tal ação. Entendemos que transtornos mentais graves ou persistentes não limitam as pessoas que vivenciam sofrimento psíquico para as atividades de vida diária, no entanto há diferentes expressões de graus de dificuldade de comunicação, interação e a sensibilidade a ruídos e estímulos sensoriais, bem como orientação espacial.
Pensando neste fenômeno, as limitações em acessar o direito ao transporte público, emanou a discussão sobre a mobilidade urbana e como está configurada contemporaneamente, sobretudo a relevância do fato para esta população. A partir destas reflexões a unidade promoveu no período de férias escolares, em parceria com a secretaria de transportes, uma emocionante jornada de ônibus, contribuindo para superação dos receios e insegurança na utilização do transporte. O fortalecimento das funções matriciais no processo de superação/triunfo das limitações foi notório na ocasião, pois família e paciente vivenciaram sensações inovadoras na trajetória de qualificação da vida em sociedade.
A atividade permitiu o contato das pessoas envolvidas com o cotidiano e o trajeto nesta configuração. Organizado de forma reduzida, direcionada apenas para este público, a ação gerou prospecção futura no contato delicado e rotineiro com o transporte, dirimindo as dificuldades de acesso ao direito constitucional do transporte.