Resumo
A inserção de estudantes em processo de formação profissional na área da saúde pode ser um momento interessante para sensibilização de futuros profissionais, principalmente em relação aos pressupostos que orientam a prática psicossocial no CAPS. É importante que os profissionais percebam essa prática como uma das responsabilidades que constituem o trabalho no CAPS. Igualmente relevante é que esse espaço possa ser fomentado e sejam dadas condições de execução para os profissionais exercerem essa função. Essa atividade ocorre no CAPS desde 2018. Os estudantes vêm após o contato com a parte teórica e podem visualizar na prática a discussão da sala de aula. Ao longo dos anos, as experiências de intervenções foram diversas, citamos algumas: Exposição de fotos tiradas pelos usuários a partir do modo como eles enxergavam o CAPS; a composição de peças de argila que significassem a relação entre usuário e técnico de referência; ida ao jardim botânico e produção de desenhos a partir dessa visita; e produção de obras com material artístico, feitas a partir de um passeio realizado em uma praça nas proximidades do CAPS.
Importante perceber a riqueza da ida dos estudantes ao serviço e a interação destes com os usuários, além do fomento à construção de possibilidades de ações terapêuticas para além dos lugares clássicos de cuidado, visto ser essa uma característica tão potente no fazer no CAPS. A principal dificuldade é o entendimento de que essa ação é algo importante e que precisa ser viabilizada com meios concretos, e não apenas no discurso.
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