CAPS Itinerante: construção da Política de Saúde Mental


Autor(es): José Wellington Moraes Damasceno, Adrianne Oliveira Mouta, Izadora Zara Araújo Farias, Antonio Clerton Aguiar Coutinho, Pedro Éden Freire Torquato Paiva, Sabrina de Oliveira Sales, Raimunda Nonata Araújo Lirar, Tatiele de Sousa Lima, Flávia Pontes Borges e Bruna Kérsia Vasconcelos Santos

UF/Cidade: Ceará – Massapê

|

Período: 08/2024 – 10/2024

Instituição/Serviço: CAPS

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS

Articulação RAPS: Atenção Primária á Saúde


Resumo

A implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é fundamental para garantir um cuidado integral à saúde mental da população, especialmente para aqueles que enfrentam transtornos mentais severos e persistentes, além de pessoas que fazem uso problemático de álcool e outras drogas. Em Massapê – Ceará, a construção da Política de Saúde Mental ocorreu em meio a um aumento significativo de casos psiquiátricos, o que demandava maior energia dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), que lidavam e ainda lidam com outros diversos desafios que impactam diretamente na qualidade do atendimento. Nesse cenário, a implantação do CAPS tipo I representou um avanço essencial, aliviando a carga das equipes da APS ao lidar com casos mais graves e oferecendo suporte contínuo através de apoio matricial para situações leves e moderadas.

O CAPS de Massapê iniciou suas atividades de forma itinerante, realizando ações de territorialização e matriciamento junto aos Centros de Saúde da Família (CSF). Essa abordagem volante, realizada antes mesmo da inauguração de uma sede física, revelou-se extremamente eficaz. A equipe multiprofissional do CAPS além de conseguir ofertar apoio matricial, também capacitou as equipes da APS para estratificar o risco em saúde mental, qualificando o cuidado na atenção básica e direcionando ao CAPS apenas os casos que necessitavam suporte pela atenção especializada. Desta forma, denota-se que antes mesmo de instalar uma sede física para CAPS, é essencial formar os profissionais que estão na ponta no dia a dia, para assim poder ofertar cuidado especializado para aqueles que realmente necessitam.

Palavras-chave: ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, Saúde Mental, Serviços de Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.