Resumo
Cineclube Cuca Maluca é uma das atividades do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Novo Mundo em parceria com o Coletivo Desencuca. O projeto teve início em 2019 como proposta de reinserção social, desenvolvimento de autonomia e protagonismo dos usuários de saúde mental e pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio do cinema. As sessões acontecem mensalmente no Museu Antropológico da UFG, proporcionando a circulação dos usuários da Rede de Saúde Mental na cidade e a ocupação de espaços públicos.
Para garantir o acesso dos usuários no Cineclube, a equipe se organizou, inicialmente, para ir em grupo através de ônibus coletivo, com os usuários que tinham dificuldade. Hoje, todos os participantes vão de forma autônoma. Quando novo membro entra para o cineclube, os usuários se organizam para acolhê-lo e acompanhá-lo, demonstrando uma rede de solidariedade entre eles.
Durante as sessões é servido um lanche comunitário e após, é realizado uma roda de conversa com os participantes para exposição de suas percepções e identificações, acerca do filme. Essa iniciativa, promove um debate da interface do filme com vivências diárias dos participantes. Os filmes são escolhidos pelos frequentadores do cineclube (usuários dos serviços de saúde mental, familiares, estudantes universitários e trabalhadores da saúde) por meio de sugestão e votação. As atividades criam um espaço democrático para exibição de filmes, com debates, reflexão e conhecimento. O Cineclube Cuca Maluca traz contribuições no processo de inclusão social e cultural. É um espaço de liberdade para o diálogo, derrubando estigmas e preconceito.
Imagens



















