Resumo
O Projeto de Pesquisa e Extensão Mulheres Cuidadoras na Atenção Psicossocial (NUPPSAM/ IPUB/UFRJ) foi formulado a partir de ações de promoção da saúde e participação social voltadas para cuidadoras familiares de usuários dos serviços públicos de saúde mental. Na pandemia da COVID-19, foram criados encontros remotos de acolhimento para as familiares; considerando a desigualdade de gênero e a sobrecarga do cuidado como determinantes sociais da saúde. Das ações, formou-se o Coletivo Mulheres Cuidadoras composto por mulheres de diferentes regiões do Brasil, que compartilham experiências do cuidado e participam ativamente na construção de novas iniciativas.
O projeto segue desenvolvendo ações remotas e presenciais de acolhimento, autocuidado e suporte mútuo, educação continuada, economia solidária e controle social. Como resultado, obteve-se a ampliação da oferta de linhas de cuidado e de educação em saúde por meio de redes solidárias entre familiares, profissionais, estudantes e pesquisadoras da saúde pública.
Em 2024, o projeto apoiou mulheres do Coletivo na mobilização de direitos, participando da reunião do “Projeto Saúde Mental é Mais Legal” a convite da Coordenação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e de Tutela Coletiva da Pessoa com Deficiência, em conjunto com a 1ª Promotoria de Justiça de Alcântara/RJ. No mesmo ano, as participantes do Coletivo Mulheres Cuidadoras apresentaram sua experiência em espaços estratégicos de construção de políticas públicas, tais como: Audiência Pública sobre Aspectos da Economia do Cuidado organizada pela Câmara dos Deputados e o Seminário Internacional – Saúde Mental: Redes e Desafios Atuais para Crianças, Adolescentes e Jovens organizado pelo Departamento de Saúde Mental Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).