Comendo Emoções


Autor(es): Hortência Albino Bonato, Taila Sâmea Leite Gonçalves Palhares

UF/Cidade: Rio de Janeiro – Areal

|

Período: 08/2024 – 12/2024

Instituição/Serviço: Secretaria Municipal de Saúde/eMulti

Público: Usuários – adultos, Família/comunidade

Articulação RAPS: equipe emulti, atenção básica de saúde e estratégia de saúde da família

Articulação com outros setores: escolas e centro educacionais


Resumo

O Grupo de Apoio ao Emagrecimento e Saúde Mental – Comendo Emoções (CE), veio da experiência em ver que as mulheres sentiam a necessidade de serem cuidadas. Mulheres com grandes responsabilidades e grandes cargas, sem entender a relação entre a falta de autoconhecimento e ansiedade, com a forma de comer e de se relacionar consigo mesma. Vivendo um contexto de pandemia/pós pandemia o adoecimento relacionado ao isolamento só fez aumentar as questões de base psicológica, nutricional e médica. Um volume grande de busca por atendimento, sendo em sua maioria mulheres acima do peso e com queixa de ansiedade, um fator chave do consumo inconsciente de alimentos.

Pensando em trabalhar essa questão o Grupo CE, tem como objetivo promover uma “competição” de emagrecimento, mas o principal intuito é apoiar e estimular as mulheres a adotarem hábitos saudáveis, aprender lidar e gerenciar as emoções, empoderamento com conhecimento sobre temas relacionados a saúde feminina, a relação emagrecimento/imagem corporal relacionado com o sofrimento psíquico vem com a intenção de incentivo, cuidado e informação. Assuntos como sexualidade, menopausa, fome emocional, fome biológica, ansiedade etc., também são abordados no grupo através de palestras, oficinas e reuniões.

O público são mulheres acima do peso ou que simplesmente gostariam de manter hábitos saudáveis; duração de três meses (setembro a dezembro de 2024); faixa etária de 19 a 85 anos; 44 inscrições; local dos encontros na unidade de saúde, com reuniões em 3 semanas, total de 12 encontros.

Vídeo

Imagens
Palavras-chave: Emoções, eMulti, Grupo, mulher, SAÚDE DA MULHER, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.