Comitê de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação – CAPSA


Autor(es): Ivanilde Gonçalves do Nascimento, Leticia Biss e Cristina Alves Feitosa

UF/Cidade: Paraná – Pinhais

|

Período: Desde 03/2019

Instituição/Serviço: Prefeitura Municipal de Pinhais; Secretaria de Saúde; Gerencia de Saúde Mental e Especialidades

Público: Usuários – adultos, Usuários – crianças ou adolescentes, Família/comunidade

Articulação RAPS: Saúde Mental, Atenção Primária à Saúde, Vigilância em Saúde etc

Articulação com outros setores: Secretarias de Saúde, de Assistência Social, Meio Ambiente, Defesa Civil e Procuradoria Geral do Municipio


Resumo

Trabalho interdisciplinar que visa inovar os métodos de monitoramento e intervenção dos casos de acumulação (animais e objetos) de modo integral e dinâmico colaborando com a melhora da saúde física, mental e social do sujeito. Além disso, conforme Decreto nº 011/19 do Comitê é possível acompanhar, avaliar e identificar as dificuldades na implementação da Política no Município de Pinhais/PR. Esta ação foi necessária a partir da grande demanda de possíveis casos de acumulação encontrados no município, cerca de 100 casos. Foram utilizados recursos materiais como folders e cartilhas para a orientação dos profissionais e população.

Também foram proporcionadas aos profissionais da Rede de Atenção formação com especialista sobre as Pessoas em Situação de Acumulação. Para controle e monitoramento dos casos é utilizado uma plataforma do sistema de Gestão chamado SESUITE, onde todos os casos são inseridos e produzido pela equipe interdisciplinar um Plano de Ação Multiprofissional – PAM, que pode ser acessado por todos os envolvidos no projeto. Mensalmente acontecem reuniões com os representantes do Comitê (saúde mental, atenção primária, assistência social, defesa animal, defesa civil, vigilância em saúde e procuradoria), para discussão dos casos e das ações.

No SESUITE temos 28 casos, sendo 08 exitosos, tiveram melhora da saúde mental, física e emocional. Com as ações prevenimos doenças respiratórias, leptospirose, dengue, infestação de pragas, zoonoses, entre outras encontradas em ambiente de acumulação, assim, o trabalho interdisciplinar desenvolvido pela Rede de Atenção repercute na vida dos familiares e comunidade.

Palavras-chave: acumuladores, comitê, cuidado no território, interdisciplinar

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.