Resumo
O município de Nova Europa, com menos de 10.000 habitantes, não conta com CAPS e CREAS em sua rede, que se encontrava desarticulada, e com uma demanda crescente de casos de saúde mental e de abuso de álcool e drogas. Portanto, em 2023, a Diretoria de Saúde iniciou um movimento de reestruturação da RAPS, convocando a Diretoria de Desenvolvimento Social, a Diretoria de Educação, o Conselho Tutelar e todos os dispositivos de Saúde do município, para comporem o Grupo Condutor da RAPS, visando promover uma linha de cuidado articulada e fomentar a corresponsabilização dos setores no cuidado integral desses pacientes.
O grupo técnico acordou uma agenda mensal de reuniões, onde inicialmente foram realizados processos de educação permanente com a discussão das atuais normativas da RAPS e a discussão dos corretos fluxos desses usuários na rede, que se daria de forma mais articulada possível, transformando toda a rede em ponto de acolhimento desses pacientes. As reuniões atualmente discutem os casos mais complexos acompanhados pela RAPS. Os temas de educação permanente e os fluxos são retomados frequentemente de acordo com os desafios encontrados no dia-a-dia.
Como resultados foram criadas ferramentas para superar a desarticulação da rede; a implantação de grupos de apoio a pacientes e familiares; a organização da regulação das vagas para o Programa Recomeço e o fortalecimento de um espaço de educação permanente aos profissionais da RAPS. Muitos são os desafios desse processo, e a construção da RAPS é contínua, e sempre será, pois só a mudança pode trazer avanços!