Resumo
A oficina “Crochetando o bem” surgiu após demanda levantada em assembleia no CAPS AD IV, realizada pela Psicóloga Elódia, os residentes de Saúde Mental e estagiários de psicologia, sobre a necessidade de oficina de artesanato e de geração de renda, e a modalidade escolhida foi o crochê, por se tratar de um artesanato que vários sabiam fazer, pois já haviam aprendido isso durante passagem pelo sistema prisional. No decorrer do processo da oficina, foram abordados vários temas, sendo estes: o uso abusivo de substâncias psicoativas, passagem no sistema prisional, redução de danos e também sobre o futuro….
Destaco aqui algumas frases como: “quando eu aprendi o crochê, estava em um momento muito ruim da vida. Agora me encontro em outro momento mais leve, confiante e caminhando para minha autonomia”. Outra fala refere que “o crochê é a criatividade, a liberdade da criação”.
A proposta da oficina era trazer o potencial criativo à tona e trabalhar a autoestima, a autonomia e o cuidado em liberdade, com a geração de renda, criando assim um bazar permanente do CAPS AD IV Maria de Fátima Medeiros de Campo Grande- MS. O Bazar permanente está em vigor até os dias atuais e conta com a colaboração da Residência Multi em saúde Mental que auxilia na sua continuidade e no seu fortalecimento. Essa Oficina se iniciou em março de 2023 e continua até os dias de hoje, ganhando vários mini cursos de artesanatos, mas sempre continuando o crochê.