“Cuidar da mente faz bem pra gente”: a campanha do janeiro branco como estratégia pedagógica, em Viamão/RS


Autor(es): Renata Palmerim Schorn, Vanessa Bettiol de Oliveira, Juliana Vieira Miguel Gonçalves Ignacio, Leni Everson de Araújo Leite, Moacir Rohde Dornelles, Rita de Cássia Gonçalves Lencina, Álvaro Zaneti Santos, Bruna Natel

UF/Cidade: Rio Grande do Sul – Viamão

|

Período: 01/2024

Instituição/Serviço: Coordenação da Saúde Mental

Público: Gestores ou coordenadores do serviço, Usuários – crianças ou adolescentes, Família/comunidade, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Usuários – adultos

Articulação RAPS: Atenção Básica


Resumo

A Campanha do Janeiro Branco compõe o calendário da secretaria de saúde, em Viamão/RS. Em 2024, levou-se promoção da saúde emocional/mental para Atenção Básica (AB), nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), como estratégia pedagógica. Os técnicos da saúde mental “invadiram” as unidades, tendo como lema “Cuidar da mente faz bem pra gente”, abordando a importância do diálogo sobre saúde mental, sem tabus ou preconceitos, propiciando o bem-estar.

Por acontecer no primeiro mês, induz à reflexão de projetos de vida, de expectativas e mudanças. Teve o objetivo de ofertar atividades terapêuticas como alternativas no cotidiano; transmitir às UBS aprendizagem de ferramentas metodológicas adequadas de atenção em saúde mental. Fizemos ações nas UBS, proporcionando “um dia de CAPS” para comunidade do território e equipes da AB.

Estruturaram-se miniequipes da saúde mental, com cinco técnicos integrando as 20 UBS. Nas UBS, as miniequipes se dividiram: dois no acolhimento, com responsável pelo setor na UBS, e os outros três, integraram atividades coletivas existentes na UBS e realizaram oficinas terapêuticas. A ação impactou em torno de 20 pessoas por UBS, totalizando, 400 participantes, aproximadamente. Identificou-se ampla participação da comunidade nas atividades coletivas, com solicitação de mais edições; elevada satisfação das práticas, com sensação de bem-estar e motivação para continuidade no cotidiano. Na AB, obteve-se êxito, por multiplicar abordagens no acolhimento e metodologias diversificadas nas atividades coletivas. O êxito da ação culminou, posteriormente, em articulações, como CineCAPS e Carnaval de Rua da Saúde, que mesclou, novamente, a AB e a saúde mental.

Vídeo

Palavras-chave: Atenção Básica, CAPS, pedagógico, promoção de saúde, Saúde Mental, UBS

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.