DESAFIOS IDENTIFICADOS PELO ENFERMEIRO NOS CUIDADOS FRENTE ÀS NECESSIDADES DOS MORADORES DO SERVIÇO RESIDENCIAL TERAPÊUTICO


Autor(es): Thiago Suzano Oliveira

UF/Cidade: São Paulo – Santo André

|

Período: Desde 06/2023

Instituição/Serviço: Serviço Residencial Terapêutico

Público: Gestores ou coordenadores do serviço, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Usuários – adultos

Articulação RAPS: CAPS, UBS, UPA


Resumo

No estado de São Paulo o serviço conta com 134 SRT, dados que demonstram ainda grandes desafios para a garantia de processos de desinstitucionalização no país. O município de Santo André, localizado no estado de São Paulo, conta com seis SRT com 35 moradores, sendo que aproximadamente 33 deles são egressos do processo de desospitalização de hospitais psiquiátricos.

Treze moradores são do sexo feminino e 22 do sexo masculino, a faixa etária varia entre 34 anos e 72 anos de idade, com média de 19 anos de internações psiquiátricas. Em virtude do processo de envelhecimento, associado a décadas de institucionalização e da falta de acesso aos direitos humanos básicos, para melhor atender os moradores da SRT, para além das questões de saúde mental, outros agravos devem ser cuidados no processo de reabilitação psicossocial, tais como: hipertensão arterial, diabetes mellitus, alterações orgânicas, neoplasias, fraturas e agravos neuromotores, utilização de diversos dispositivos de saúde, andadores para processo de reabilitação motora, dentre outras necessidades importantes.

Este relato tem como objetivo, descrever os desafios encontrados pelo Enfermeiro nas rotinas de cuidados aos moradores no SRT. Justifica-se, levando em conta a pluralidade no perfil dos moradores, os extremos de faixas etária, as diversas comorbidade e níveis de complexidade na prestação dos cuidados. Este relato identificou as potencialidades e desafios da atuação do enfermeiro, apoiado pela gestão da SRT, a partir da concepção de integralidade da saúde, na qual o sujeito é visto como um todo, para além das questões de saúde mental.

Vídeo

Palavras-chave: Desinstitucionalização, Enfermagem, integralidade do cuidado, Serviço Residencial terapêutico

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.