Resumo
Este relato de experiência é fruto da ação educacional desenvolvida no Centro de Atenção Psicossocial Vida, um CAPS que atende pessoas em uso abusivo de substâncias psicoativas, entre 0 a 29 anos de idade. A ação teve como objetivo fortalecer a Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Federal de Sergipe, a partir da desmistificação dos papéis dos atores sociais envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem.
Utilizou-se como metodologia o fishbowl, que consiste em rodas de debate sobre temáticas relevantes onde todos participam sem serem interrompidos. Tal metodologia impulsionou o trabalho colaborativo, a discussão em equipe, o desenvolvimento de habilidades de comunicação, escuta empática, bem como possibilitou conhecer as atribuições dos residentes e preceptores no cuidado em saúde. A atividade resultou no estímulo a outros profissionais do CAPS Vida serem preceptores, aproximou os residentes à equipe e estimulou a interação ensino-serviço, características essenciais do trabalho no Sistema Único de Saúde.