Dia da família no CAPS


Autor(es): Pâmela Cristina Pereira da Silva, Célia Almeida dos Santos, Zélia Oliveira dos Santos e Johanna Paula Xavier

UF/Cidade: Rondônia – Pimenta Bueno

|

Período: 2016, 2019, 2023 e 2024

Instituição/Serviço: CAPS I

Público: Família/comunidade, Usuários – crianças ou adolescentes, Usuários – adultos


Resumo

Atividade: Dia da Família no CAPS. Público-alvo: Pacientes do CAPS e seus familiares. Profissionais participantes: Equipe multidisciplinar. O Dia da Família no CAPS é um evento anual, atualmente se encontra na sua 4ª edição. Tem como objetivo principal proporcionar um espaço de escuta, orientações e compartilhamento de experiência entre os usuários e os familiares.

A dinâmica utilizada no evento proporciona um espaço de acolhimento para os pacientes e familiares, uma vez que realiza-se duas rodas de conversa simultâneas, uma com os familiares, outra com os paciente. Ambos os espaços são acolhidos por parte da equipe multidisciplinar para que os participantes possam se sentir a vontade para expressar seus sentimentos e dúvidas sem julgamento.

Esses encontros são muito importantes na criação de vínculos com o CAPS, já que o feedback dos participantes (tanto pacientes, quanto familiares) demonstram satisfação e sentem-se acolhidos pela equipe. A exemplo, temos a fala de um paciente que é usuário da instituição desde 2010, que afirma a importância do CAPS em seu tratamento. Durante os encontros compartilha, suas experiências de anos estável, com o objetivo de estimular outros pacientes ao tratamento, com a consciência da importância do vínculo com a instituição para permanecer bem. Os familiares trocam experiencias como cuidadores, os desafios do cuidado a esses familiares e estratégias que derem certo em suas famílias. O encontro é sempre encerrado com uma confraternização entre equipe, pacientes e familiares.

Imagens
Palavras-chave: Ação multidisciplinar, Família no CAPS, Rede de Apoio, Relação familia-paciente

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.