Resumo
Do Sentir ao Nomear: Relato de Experiência Exitosa do Cuidado com E.F. Este relato de experiência diz respeito ao cuidado construído com E.F., de 23 anos e seus familiares, iniciado em 02 de janeiro de 2020, quando foi admitido neste CAPS III Vila Vitória. Nesse momento, foi avaliado o contexto familiar, sua condição como pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o cotidiano de crises, gatilhos e sintomas e a relação com a rede intersetorial. A dificuldade de lidar com estímulos sensoriais e informações do ambiente em conjunto à inabilidade de percepção do corpo na relação com o espaço fomentavam as situações de crise com meltdown, isto é, uma especialidade em pessoas com TEA, com sintomas como heteroagressividade intensa.
Destaca-se elaboração do Projeto Terapêutico Singular (PTS), no sentido de constituir um processo de cuidado que facilite a percepção corporal e o reconhecimento de situações nas quais se sinta desconfortável, enfatizando recursos terapêuticos para tal finalidade, promovendo a reinserção psicossocial. METODOLOGIA: Técnicas psicológicas, danças de abordagens somáticas, ações monitoradas de convivência com familiares e no território e plano medicamentoso, articulação de rede com manutenção do PTS ante as diversas situações do seu dia a dia.
As intervenções favoreceram procedimentos técnicos como: Avaliações periódicas na equipe multidisciplinar. Fortalecimento dos vínculos entre serviço, usuário e família. Ausência de entrada na emergência psiquiátrica entre 2022, 2023 e 2024 (em comparativo a 24 entrada em 2020 e 12 em 2021). Nomeação do modo como se sente emocional e sensorialmente. Estratégias para autocontrole.