Ecosol na rede: estratégias de reabilitação


Autor(es): Adriana Carvalho Pinto, Camila Ávila de Lima e Fernanda Torres Apollonio

UF/Cidade: São Paulo – Jundiaí

|

Período: Desde 11/2020

Instituição/Serviço: Coordenação de Saúde Mental, CECCO

Público: Família/comunidade, Usuários – crianças ou adolescentes, Usuários – adultos

Articulação RAPS: CAPS II, CAPS III, CAPS IJ, Unidade de Acolhimento Adulta, Unidades Básicas de Saúde

Articulação com outros setores: Assistência Social


Resumo

Um dos desafios da Reforma Psiquiátrica é a inclusão das pessoas com transtornos mentais no trabalho, com iniciativas que superem a lógica manicomial, construindo novos lugares sociais. Para tal, é necessário as mais variadas estratégias, que permitam a interlocução do sujeito com a cidade, o que só se dá por meio da intersetorialidade e participação popular, com implementação de políticas públicas que alcancem além da assistência e da clínica, para o resgate da autoestima, emancipação e cidadania. Assim, este trabalho visou apresentar os resultados após a constituição de coletivo intersetorial para a fomentação de Política Municipal de Apoio às ações de Economia Solidária, reconhecida por decreto municipal em 2021.

O coletivo, nomeado Colmeia Ecosol Jundiaí, foi instituído por meio de novo Decreto Municipal em 2024, agregando Saúde e Assistência Social. Atualmente são mantidas 11 iniciativas de geração de trabalho e renda, a qual tem permitido aos usuários dos serviços de saúde mental e sustentação de outro lugar social. Considerando-se a reabilitação e reinserção das pessoas com transtornos mentais por meio do acesso ao trabalho um dos objetivos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) destaca-se a importância das iniciativas de geração de renda dentro desta rede, especialmente voltadas aos usuários crônicos, em desvantagem, que necessitam de espaço protegido para trabalho e valorização de suas capacidades.

Como resultados, observa-se o empoderamento dos processos de cuidado, aumento do protagonismo, a ampliação da circulação social e acesso à renda, diferencial no cuidado proposto.

Vídeo

Palavras-chave: articulação de rede, Economia Solidária, Geração de Trabalho e Renda, Reabilitação Psicossocial

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.