EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E GRUPOS SOCIOEDUCATIVOS


Autor(es): Aline Maria Barbosa Domício Sousa, Maria Imaculada de Mendonça Costa, Terezinha Helena Manzeti Bonfim, Alessandra Natasha Santos Alves, Émile Martins Lira, Giselle Fernandes de Oliveira, Isabelle Guimarães Oliveira, Rebecca Dias Preus, Tayná Miranda da Costa Macambira, Ana Clara Rocha Silva, Aretuza Alves Oliveira e Amanda Souza Farias Azevedo

UF/Cidade: Ceará – Eusébio

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Período: 01/2024 – 11/2024

Instituição/Serviço: CAPS Eusébio e UNIFOR

Público: Usuários – crianças ou adolescentes, Usuários – adultos, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Gestores ou coordenadores do serviço

Articulação RAPS: Equipe da Atenção Primária em Saúde


Resumo

A educação permanente em saúde apresenta-se como uma ação estratégica capaz de contribuir para a transformação dos processos formativos, sob o ponto de vista da gestão em saúde e as instituições formadoras. O CAPS do Eusébio, Ceará, possui convênio com a Universidade de Fortaleza e acolhe desde janeiro de 2024 estagiários de psicologia na ênfase em processos educativos e sociais que vão ao campo semanalmente com a presença de uma supervisora acadêmica psicóloga. A parceria teve início com o levantamento das demandas e identificação das necessidades da população atendida no CAPS, além do perfil do serviço e profissionais, levando-nos a estruturar duas ações intituladas: “Projeto Flores do Eusébio” e “Projeto Girassóis”, para o atendimento a mulheres e aos jovens, respectivamente.

Com encontros semanais e uso da técnica da escuta individual, alternando com a facilitação de grupos socioeducativos com os usuários, as estagiárias também participaram das assembleias de usuários e reuniões profissionais para construção do plano terapêutico singular e facilitação de salas de espera. Além da formação de qualidade, o estágio colaborou diretamente para o cuidado e atendimento integral em saúde de forma cidadã, sendo experiência única para a Educação Permanente para as pessoas envolvidas nas propostas. Os resultados para os usuários foi acolhimento as diferentes formas de sofrimento psíquico, integralidade das ações entre atenção primária e saúde mental, já que a unidade de saúde localizada no bairro onde funciona o CAPS foi visitada em busca de parceria, com diminuição da sintomatologia dos participantes e fortalecimento do acolhimento aos cidadãos eusebienses.

Imagens
Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde, Estágio Profissional, Grupos Socioeducativos, Psicologia

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