Resumo
O projeto aborda a identificação de demandas resultantes das desigualdades de gênero, focando nas imposições morais nas relações sexuais, expectativas de beleza e relacionamentos abusivos, que impactam o cotidiano e o sofrimento psíquico das mulheres. Observando as consequências dessas violências no território do CAPS III Adulto em Santo André – SP, o projeto visa criar estratégias para acolher o sofrimento das usuárias, oferecendo um espaço protegido para dialogar sobre suas vivências. Objetiva também promover o autocuidado, acolhimento, fortalecimento do protagonismo feminino e autonomia nas decisões e ações das mulheres, através de práticas de autocuidado e fortalecer discussões feministas e antirracistas.
As narrativas incluem relatos de violência sexual e abusos, levando à criação de grupos terapêuticos que proporcionam um espaço seguro para as mulheres se expressarem e fortalecerem sua autoestima e autonomia. A oficina baseia-se nas consequências das experiências vividas sob uma normativa social machista, aprofundando discussões sobre as subjetividades constituídas nesse contexto. As mulheres frequentemente buscam serviços de saúde devido a problemas relacionados à violência e abuso, e o grupo “Embeleze-se” utiliza elementos de salão de beleza para criar um espaço livre de preconceitos, onde as mulheres podem cuidar de si mesmas e fortalecer sua autoestima.
A proposta resultou na autonomia e protagonismo das mulheres. O uso de referências teóricas antirracistas e feministas fomentou discussões e ações de acesso ao território. Os grupos, que acontecem há dois anos e três meses, intensificaram as discussões e estratégias para melhorar a autoestima e o autocuidado das participantes.