Entre os tons e ritmos da vida: a música como cuidado em saúde mental


Autor(es): Clara de Maria Oliveira Lopes, Maria Iana Sousa Oliveira, José Aurélio da Silva Almeida, Rodrigo Santana Sousa, Bruna Vasconcelos Pontes Rocha e Bruna Kérsia Vasconcelos Santos

UF/Cidade: Ceará – Sobral

|

Período: Desde 2017

Instituição/Serviço: Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas Francisco Hélio Soares

Público: Usuários – adultos

Articulação RAPS: Centro de Atenção Psicossocial II Damião Ximenes Lopes


Resumo

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Sobral, no Ceará, é permeada por expressões artísticos culturais movimentadas pelos usuários e trabalhadores da rede de saúde mental. Uma experiência exitosa que ganhou força no decorrer dos anos, é a Banda Tons e Ritmos. A banda tons e ritmos é fruto de encontros realizados no grupo de música da RAPS, os encontros acontecem semanalmente no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas Francisco Hélio Soares- CAPS AD de Sobral, propondo um espaço de acolhimento, utilizando da música como recurso terapêutico.

A Banda Tons e Ritmos é um projeto que teve seu início no ano de 2017 e veio a se desenvolver a partir do ano de 2018. A banda é formada por profissionais e usuários da rede de saúde mental de Sobral. Dentre as atividades desenvolvidas pela banda, podemos destacar: apresentações em eventos promovidos pela Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura, dentre outras. Ademais, a banda proporciona geração de renda para os integrantes, através de shows particulares e/ou doações que ocorrem durante as apresentações através de pix. A Tons e Ritmos segue fazendo seu trabalho voltado para a arte, desenvolvendo terapias alternativas através da música.

Imagem

Palavras-chave: arte, Música, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.