Resumo
A saúde mental dos profissionais atuantes na saúde, vem sido amplamente discutida, principalmente após a pandemia, pelo aumento da sobrecarga de trabalho, fatores psicológicos e estressores ambientais, tendo contribuido para o maior adoecimento desses profissionais. Para que se possa ofertar um atendimento de qualidade e com humanização aos munícipes, é fundamental que os trabalhadores da saúde estejam bem, fisica, mental e psicológicamente.
Assim, a Secretaria Municipal de Saúde de Treviso, através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) desenvolveu o Projeto Equilibre-se, com o objetivo de promover, investir e viabilizar ações de saúde do trabalhador na Secretaria Municipal de Saúde de Treviso, através de estratégias desenvolvidas para valorizar e acolher cada profissional na sua individualidade e realizar ações coletivas para estimular e aumentar a satisfação e o engajamento do profissional em seu ambiente de trabalho. As ações envolvem questionários de qualidade de trabalho, atividades corporais, pics, palestras, feedback com a gestão, caixinha de sugestões de mudanças no ambiente de trabalho para cuidado com a saúde mental, entre outras.
Esta ação vem trazendo maior engajamento dos profissionais com o trabalho, a aproximação entre gestão e profissionais da rede na construção de um melhor espaço de cuidado com os profissionais e população em geral.