Resumo
As estratégias de Cuidado da equipe de Consultório na Rua (eCR) são discutidas, organizadas e priorizadas em reuniões semanais de equipe e a abertura de fluxo se constrói baseados nas prerrogativas legais do SUS, políticas de saúde e assistência social vigentes, a partir de Reuniões setoriais e intersetoriais, nas quais são discutidos os levantamentos de necessidades, monitoramento do território, planejamento e monitoramento das ações de saúde da equipe, a Discussão de caso e o Plano de cuidado, que promovem alinhamentos técnicos-pedagógicos frequentes.
Propõe-se relatar a experiência da metodologia do Plano de Cuidado, sob o ponto de vista da(o) apoiador(a) técnico. O Plano visa subsidiar uma abordagem sistemática para gestão das necessidades da pessoa, com foco na promoção da saúde física, mental e social e organização das intervenções em saúde, assim, contribui para integração dos marcos psicológicos de cada profissional e olhar global sob a pessoa e suas necessidades, nas dimensões: Saúde, Social, Rede de Apoio e Habilidades da pessoa. Essa metodologia tem relevância para o processo de trabalho, pois estimula o aprimoramento da Escuta qualificada, bem como promove a integração e colaboração entre trabalhadoras(es), com destaque para centralidade da pessoa e suas potências no Cuidado em Saúde.
Portanto, evidencia-se que para garantir o acesso à saúde para População em situação de Rua, requer da equipe técnica Inovação, Criatividade, Comunicação efetiva, Resiliência e Autoconsciência frente às adversidades da Rede de Atenção à Saúde (RAS), principalmente as fragilidades relacionadas ao Racismo estrutural, nos dispositivos de saúde e que também reverberam na equipe.