Resumo
Campanha #euapoioocucafresca – Pela valorização, manutenção e políticas públicas para o Centro de Convivência O Centro de Convivência e Cultura Cuca Fresca foi implantado em 2012, em Goiânia – GO, a partir de intensos movimentos e solicitações dos usuários dos serviços da RAPs da Luta Antimanicomial, principalmente da AUSSM-Go e FGSM. Em um momento de gestão democrática à frente da Secretaria de Saúde e da Gerência de Saúde Mental iniciou-se o Projeto de implantação do Centro de Convivência com a participação ativa dos usuários na construção dos pontos norteadores do serviço, desde a escolha da região para a sede do serviço até a indicação de perfil dos trabalhadores para compor a equipe.
Todo este processo de implantação e os pontos norteadores do serviço podem ser acompanhados com detalhes na pesquisa ação da terapeuta ocupacional e primeira coordenadora do Centro de Convivência, Marla Borges de Castro. Os primeiros anos do CCC foram marcados por uma explosão de atividades potentes que ganharam destaque na RAPS e visibilidade por toda cidade, porém foi um período marcado também por processos desafiadores relacionado à falta de política pública específica para CCC que regulamenta e garanta sustentabilidade, expansão e financiamento a este serviço.
Desta forma, os trabalhadores e usuários começaram a se sentir à margem das prioridades da gestão e tiveram sucessivas ameaças de fechamento do serviço. Este fato impulsionou a criarem em 2015 a Campanha #EUAPOIOCUCAFRESCA que proporcionou visibilidade aos desafios enfrentados e fortaleceu o nome do serviço. Esta campanha está descrita no vídeo no Youtube.