Resumo
A Portaria nº 3.088/2011 institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental decorrentes do uso de álcool e outras drogas. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Ad oferece tratamento multiprofissional para pessoas que desejam cessar o uso de álcool e drogas e pode ser um recurso para pessoas em situação de rua, que apresentam uso abusivo de substâncias psicoativas. A Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) instituída pela portaria nº 121/2012, é um componente da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que oferece moradia temporária para pessoas maiores de 18 anos que apresentam necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas com objetivo de desenvolvimento de projetos de vida, reconstrução de vínculos sociais e autonomia.
Relatar a experiência do cuidado compartilhado entre o CAPS Ad e UAA para pessoa que faz uso abusivo de álcool e outras drogas, em situação de rua. Como metodologia foi realizadas as seguintes ações: revisão do prontuário, reuniões com psicóloga do CAPS ad referência técnica do paciente, o apoio técnico da UAA e acompanhantes terapêuticos que compartilham do cuidado com o usuário na República terapêutica. Constata-se o resgate da cidadania com a regularização dos documentos pessoais, o que possibilitou o trabalho, concluindo o Ensino Médio. Retomou vínculos familiares e se mantém abstinente do uso de drogas.
Por fim, consideramos que a a inserção do usuário em situação de rua na UAA foi fundamental para a organização do cuidado possibilitando adesão ao tratamento e continuidade do Projeto terapêutico Singular.