Resumo
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPSAd), se organiza como instituição pública de saúde, que funciona de acordo com as disposições estabelecidas pela Política Nacional de Saúde Mental. O Yoga possui importante papel psicoterapêutico para pessoas com transtornos mentais que afetam a concentração, memória, hiperatividade motora e déficits nas atividades básicas da vida diária. Sendo assim, criou-se o grupo terapêutico com nome “Yogue-se”, a partir da necessidade dos usuários e do serviço. Desta forma, tem-se o objetivo de relatar a experiência do grupo de Yoga realizado no CAPSad de um cidade no norte do estado de Santa Catarina.
O grupo é implementado por uma profissional, sendo Enfermeira e Supervisora do CAPSad. As atividades ocorrem duas vezes na semana, com duração aproximada de 60 minutos. Participam cerca de 10 usuários atendidos pelo CAPSad, com idades entre 18 e 65 anos. As atividades orientadas são exercícios de prática de alongamento, postura e respiração. Além disso, os usuários recebem orientações de higiene do sono, alimentação saudável, atividades de lazer e organização da rotina. A participação no grupo aumentou a adesão aos projetos terapêuticos dos usuários e proporcionou maior interação social, bem como a melhora da autoaceitação e qualidade de vida.
Os usuários relatam melhor disposição no dia a dia, diminuição das dores no corpo e melhora da ansiedade. Na realização das práticas foi percebida a melhora na concentração, no raciocínio, na compreensão e na criatividade.