Festividades como ferramenta de tratamento


Autor(es): Nancy Fernandes Carneiro

UF/Cidade: Maranhão – Raposa

|

Período: 02/2024 – 12/2024

Instituição/Serviço: CAPS I

Público: Usuários – adultos, Família/comunidade


Resumo

O município de Raposa fica na ilha de São Luís, localizada a poucos quilômetros da capital e tem na natureza o seu maior patrimônio. Considero, como experiência exitosa no Caps, a participação da nossa equipe multiprofissional, juntamente com os familiares dos pacientes, na elaboração de um calendário anual de festividades para promover a ressocialização e um ambiente de apoio.

A equipe sempre ficou preocupada com a falta de atividades laborais no Caps, o que prejudicava o tratamento, surgindo a necessidade de realizar a interação entre os pacientes e a comunidade, como meio de evitar o isolamento social. Iniciamos com uma programação de Carnaval, na sequência o encontro no Dia Internacional da Mulher, a festa da Páscoa, o Dia das Mães, o festejo junino, o Dia dos Pais, o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa, o Novembro Azul, o bazar anual e o encerramento do ano com a programação de Natal. Outro ponto forte é o alinhamento do Caps com a atenção primária de saúde na elaboração de algumas atividades que compõem este calendário anual.

Os pacientes começaram a ter uma comunicação melhor com a equipe e seus familiares. Houveram melhorias no interesse pelo tratamento e na autoestima dos pacientes e suas famílias. O Caps de Raposa é uma referência na estrutura de saúde do município por ser um ambiente inclusivo e que oferece um acompanhamento de qualidade com foco no processo de tratamento das pessoas que vivem em sofrimento mental.

Mídias do projeto
Palavras-chave: CAPS, comunidade, festividades, Trabalho em equipe, Tratamento

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.