Fortalecendo o protagonismo de crianças com TEA e capacitando suas genitoras


Autor(es): Marcelle Oliveira, Rosijane Duarte, Thiago Aguiar e Maria Gerliane Oliveira

UF/Cidade: Amazonas – Manaquiri

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Período: 2021 – 2024

Instituição/Serviço: CAPS

Público: Usuários – adultos, Usuários – crianças ou adolescentes, Família/comunidade

Articulação RAPS: UBS

Articulação com outros setores: Educação


Resumo

CAPS I, implantado no município de Manaquiri no ano de 2015, atualmente acompanha 1614 usuários sendo 102 crianças com a patologia de Transtorno do Espectro Autista – TEA, atendidos pela equipe multidisciplinar, com objetivo de fortalecer o protagonismo das crianças com TEA e capacitar suas genitoras, com intuito de desmistificar o conceito social empírico sobre o TEA, contribuindo no desenvolvimento das habilidades sociais e promover a melhoria na qualidade de vida das famílias.

O projeto de intervenção trata-se de relato de experiência exitosa no município de Manaquiri/Am, acerca da vivência de um Grupo Terapêutico de Crianças com TEA e Grupo Terapêutico Mães – TEA. No decorrer do acompanhamento dessa demanda com 12 crianças no ano de 2018. Após, avaliação, diagnóstico e tratamento desse público, notou-se a deficiência no domínio no assunto, até então pouco falado e divulgado, em 2021 a equipe multidisciplinar discutiu as propostas e condutas terapêuticas articuladas para a resolução do problema.

Os usuários entram no fluxo de atendimento individual, onde trabalha-se as especificidades, após evolução do quadro, os mesmos participarão do grupo terapêutico para promover a interação social. Com desenvolvimento dos grupos terapêuticos, ocorreu a desmistificação da patologia entendendo como pessoas capazes, oportunizando-as autonomia e interação no convívio social, permitindo a capacitação das genitoras, promovendo qualidade de vida para as famílias. Conclui-se que o grupo terapêutico é uma excelente ferramenta de trabalho, além de ser mais uma estratégia de produção de cuidado que juntamente com o acolhimento cria vínculo e responsabilidade com o usuário garantindo atenção continuada.

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Palavras-chave: Genitoras, Grupo Terapêutico, Protagonismo, TEA

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