Resumo
Presente relato visa compartilhar a experiência de um grupo que acontece semanalmente as terças-feiras na área programática da 3.3, e é vinculado ao caps adIII Paulo da Portela, localizado em Madureira, um serviço que trata prioritariamente de pessoas que fazem uso prejudicial de substancias. O grupo é coordenado por Mayara Gouveia, profissional de ed. física e tem a participação da equipe multi. O território da 3.3 é um território com muitas vulnerabilidades socioeconômicas, atravessado por uma potencia cultural importante, o que faz com que explorar este território seja fundamental para busca de recursos.
A oficina acontece no Parque de Madureira, onde, em sua maioria, circulam moradores da 3.3, o que faz com que possamos incluir, para além o usuaries do caps, circulantes deste espaço na oficina. O grupo foi pensado enquanto um recurso de coletividade entre os usuaries do serviço e estratégia de redução de danos o surgimento se deu em abril de 2024 e permanece até hoje, após necessidade de reformulação das oficinas esportivas neste serviço de saúde, sendo uma demanda dos próprios usuaries. Avaliamos que o grupo organiza o coletivo que participa, e que os mesmo vem conseguindo pensar em estratégias para participarem de forma ativa.
O grupo realiza amistosos com os CAPS da RAPS, articulação feita pela profissional de ed. física do caps com o suporte do prof. de artes do centro de convivência trilhos do engenho e os caps da rede municipal de saúde, ainda não incluímos as CFS como parceiros nesta atividade.