Resumo
O trabalho apresentado pela equipe do Deambulatório Na Ginga da Penha fala sobre o cuidado psicossocial ampliado, territorial, que envolve o corpo e movimento como protagonistas da prática clínica. O vídeo contém fragmentos da atuação da equipe com as(os) usuárias(os), trabalhadoras(es), familiares e moradoras(es) do território.
O movimento como ferramenta em saúde é uma das apostas dessa equipe no cuidado psicossocial, como forma de comunicação e expressão das(os) usuárias(os), seus sofrimentos e potências. Desse modo, se produz outras formas de ser e estar no mundo, expandindo possibilidades de oferta de cuidado, para além do modelo biomédico, individual e tradicional de atendimento em saúde.
No vídeo a seguir, apresentamos algumas ações realizadas pela equipe e suas parcerias, em equipamentos territoriais, com diferentes perfis populacionais, incluindo o cuidado à população e entre as(os) trabalhadoras(es) da rede: grupo com crianças em parceria com o GREIP da Penha; grupo do brincar com os familiares; grupo Partilhas com o projeto de extensão do curso de Dança da UFRJ; Oficinas de movimento e prática de atividade física para a população; espaços de promoção em saúde; eventos culturais, entre outros.Gingando, a equipe segue produzindo cuidado psicossocial no território.