Resumo
Partindo da proposta da curadoria de arte, justificou-se a criação do grupo a fim de proporcionar um espaço rico, potencialmente criativo, expressivo, de corresponsabilização e protagonismo considerando o cuidado em saúde mental e a reabilitação psicossocial. Soma-se a proposta do grupo a história de vida e saber dos participantes; exposição das artes, além do CAPS III, em espaços culturais no território buscando a intersetorialidade. O grupo teve início em março de 2023 no CAPS III em Jundiaí – SP, acontece semanalmente. Os participantes são indicados pelas referências técnicas de acordo o Projeto Terapêutico Singular.
Para abordagem dos temas e criações são utilizados meios de comunicação; materiais impressos, de papelaria e artesanato; realizadas visitas a exposições ou locais/equipamentos externos em Jundiaí ou outras cidades. A primeira exposição aconteceu em 2023 no CAPS III com o título “A Liberdade”. Em abril de 2024, foi realizada a segunda exposição “Poéticas visuais da memória”. Em ambas as exposições o grupo construiu os textos de apresentação. A exposição foi levada para o Centro de Convivência – CECCO de Jundiaí em setembro de 2024. O grupo se deslocou até o equipamento semanalmente para manutenção da exposição e realizou um encontro no local para apropriação da proposta do grupo e contratualidade no território.
Diante dessa vivência, destaca-se o uso da arte e cultura no cuidado em saúde mental, o sentimento de pertencimento proporcionado pelo grupo, já que os integrantes foram convidados a se implicarem com a proposta, incluindo o acesso ao território e expressarem suas subjetividades.