Resumo
Em julho de 2023, aproveitando o brechó já existente, foi desenvolvido um projeto de geração de renda inspirado pelos princípios da economia solidária. Seu objetivo era ampliar o pensar e a experimentação de novas possibilidades de construções de projetos de vida, favorecendo as relações, motivadas pela prática de atividades voltadas à produção de trabalho com valor e inclusão social. Usuários e trabalhadores reuniram-se, discutiram a proposta, criaram grupos e dividiram fazeres.
O grupo operativo semanalmente realiza as deliberações necessárias, reflexões, mediações de conflitos e planejamentos. O projeto é composto por grupos de trabalhos do brechó, oficinas (bonecos e costura), conduzidas por usuários/familiares. As oficineiras, desafiadas a compartilharem seu saber, e inicialmente desacreditadas de si, encorajaram-se, criaram seus métodos de trabalho, envolveram os participantes da oficina, compartilharam funções e mutuamente se acolheram. Coletivamente, discutem sobre a qualidade de seus produtos, transformam o sentimento de inutilidade em orgulho, esperança, valor social, treinam as habilidades de resolução de conflitos e para o criar.
Nas palavras de uma das oficineiras: “com acompanhamento adequado e muita ousadia da equipe que me atende fui direcionada para esse projeto, onde apesar de ser usuária consigo auxiliar outras pessoas que passam pela mesma dificuldade, e posso afirmar que nesse momento conseguimos nos ver como pessoas sim (apesar de tudo) temos a capacidade de produzir, interagir e ter visibilidade…ações como essa podem sim fazer uma grande diferença na reabilitação da saúde mental, a partir do momento que começamos a ter objetivos e credibilidade”.
Imagem
