Resumo
O que gostaria de ler no jornal e que não está lá? A pergunta é pontapé inicial do Giro de Notícias que visa construir uma interface entre o que se foi, o agora e o que ainda há de ser. O grupo é ofertado semanalmente no CAPS AD IV Centro Céu Aberto, em Porto Alegre e opera na lógica da redução de danos. Os participantes são usuários do serviço que sustentam um plano de cuidados – subjetivo e terapêutico – e que enfrentam o uso de álcool e outras drogas, sendo a maioria deles, vivendo em situação de rua. A possibilidade de inventar uma história, embora individual, transforma-se em criação coletiva.
A atividade visa ofertar espaço para que os autores sejam protagonistas das histórias que são (co)criadas e (re)inventadas. Escolher palavras, tecer discursos, ficcionar e arquitetar os argumentos são atividades essenciais no contrato do grupo. As letras, as palavras e as imagens são recortadas e coladas em papel pardo, criando notícias, edificando desejos e inscrevendo denúncias. O produto final é destinado a todos os que acessam o dispositivo de atenção psicossocial, permanecendo exposto por uma semana, até que se dê o próximo encontro.
A artesania ganha destaque nas paredes do serviço cumprindo um papel fundamental ao difundir ideias e ideais que muitas vezes permanecem silenciados, o que mostra-se especialmente relevante para aqueles que são marginalizados, ao ocupar o centro da produção, inventando, e quem sabe antecipando, as notícias que poderiam estampar as próximas manchetes.