Resumo
O grupo psicoeducativo “Nossas Vozes” é um projeto de extensão universitária realizado por estudantes de um curso de Psicologia em articulação com o serviço do CAPS-II de Ipu-Ce. Essa iniciativa buscou promover a melhoria da qualidade de vida, reintegração social e o combate ao estigma associados aos usuários dos serviços de saúde mental. Em consonância com o Movimento Internacional dos Ouvidores de vozes, com a luta antimanicomial e com a reforma psiquiátrica, o grupo teve como público alvo pacientes com esquizofrenia ou outras condições que frequentemente enfrentam desafios relacionados ao isolamento social, estigmatização e dificuldades em manter relacionamentos interpessoais saudáveis.
Durante o projeto, nove encontros grupais semanais foram realizados sob a mediação da Psicóloga e dos extensionistas, abordando temas como; autoconhecimento; autoestima; expressão emocional; comunicação eficaz; relações interpessoais; família; rede de apoio; gestão de estresse; criatividade; expressões artísticas; cultura; e planejamento do futuro. Para abordar esses temas, foram realizadas oficinas, rodas de conversa e estratégias criativas que valorizavam o território a arte e a cultura. Deste modo, foi implementado no serviço mais um espaço seguro e acolhedor onde os usuários foram capazes de compartilhar suas experiências, desenvolver, autonomia, habilidades socioemocionais e construir uma rede de apoio mútua.
Enfim, os resultados dessa experiência evidenciam não só a importância da valorização da arte, da cultura e do território no cuidado psicossocial, como também evidencia a importância da articulação em rede dos diferentes dispositivos a fim propor estratégias que estejam em convergência com os direitos humanos, as diretrizes do SUS e da RAPS.