Resumo
Essa apresentação aborda a experiência com atendimento do grupo terapêutico para Dependentes Químicos do serviço de saúde (Caps – Pitangueiras) e que é realizado, na maioria das vezes, por uma psicóloga responsável. Os encontros acontecem juntamente com outros profissionais, como: assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeira, médicos clínicos, psiquiatras e professores de educação física.
O foco principal do trabalho é a psicoterapia em grupo dos pacientes com o seu familiar responsável, respectivamente. Essa é uma forma de observar o relacionamento entre eles, o desenvolvimento da personalidade, o inicio do uso de drogas e álcool, bem como o surgimento dos quadros psicopatológicos.
Outro objetivo do projeto é proporcionar a criação de vínculos entre os seus integrantes através da reflexão dos problemas em comum, do reconhecimento enquanto indivíduos pertencentes na sociedade em que vivem, além do continuo desenvolvimento pessoal e social com foco na ressignificação de sua própria história de vida. O grupo ainda visa a busca de identificação com suas fragilidades, o encontro com os novos meios de ação para mudanças, com autonomia, com fortalecimento nos relacionamentos com os familiares e afetos, bem como a redução de danos e o incentivo e inserção no mercado de trabalho.