História de tratamento contada pelos usuários: por um SUS antimanicomial


Autor(es): Carleandro Barbosa dos Santos, Licya Racquel Gonçalves Cerqueira, Erica Pereira Falcão, Ana Laudelina Silva Neris Bezerra, Jotânia Ferreira Freitas e Elissandra Bento

UF/Cidade: Alagoas – Olho d’Água das Flores

|

Período: 05/2024

Instituição/Serviço: CAPS GENIVALDO FRANCISCO DOS SANTOS

Público: Usuários – adultos, Família/comunidade

Articulação com outros setores: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO


Resumo

A 1º Mostra de Saúde Mental foi realizado em alusão ao dia Nacional da Luta Antimanicomia,l nos dias 28 e 29 de Maio de 2024. A equipe técnica, um mês antes do evento, desenvolveu oficinas a respeito do processo histórico do tratamento de saúde mental no Brasil. Depois desse momento, alguns usuários foram treinados para relatar a história da reforma psiquiátrica para aos visitantes. Esse evento visou atender os estudantes da rede municipal, estadual e privada da cidade. Assim foram enviado convite com dia e horário marcado para cada escola. Além desse público, tivemos a presença dos familiares, autoridades, coordenações de outras políticas de saúde do município, entre outros.

A Mostra possibilitou aos visitantes percorrer quatro etapas: Na primeira, os usuários abordaram o modelo de tratamento hospitalocêntrico, cujo período ocorreu antes da reforma; A segunda, os visitantes assistiram vídeo, no qual havia depoimentos de pacientes que passaram por internações psiquiátrica traumáticas; No terceiro momento, os visitantes tiveram acesso aos trabalhos confeccionados nas oficinas de artesanato; no ultimo percurso, vivenciaram um momento de música ministrado pela banda Maluco Beleza.

O objetivo da Mostra foi possibilitar uma aproximação dos usuários com a sociedade, fomentar respeito aos direitos humanos, garantir a autonomia e liberdade, combater os estigmas sofrido pela pessoa que apresenta transtorno mentais e/ou usuário de álcool e outras drogas, etc.. Além disso, estimular o relacionamento dos usuários com os demais atores sociais, demonstrando que o fato de ter transtorno mental não impossibilita conviver com outras pessoas do segmento social.

Imagem

Palavras-chave: CIDADANIA, Luta Antimanicomial, REINSERÇÃO SOCIAL

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.