Horto-terapia no processo de inclusão e geração de renda para os acolhidos usuários de álcool e outras drogas


Autor(es): Maria Cleane Pereira da Silva e Taciana Cristina, Patrícia de Carvalho Araújo

UF/Cidade: Alagoas – Piranhas

|

Período: Desde 2024

Instituição/Serviço: CAPS Marília Rodrigues

Público: Gestores ou coordenadores do serviço, Família/comunidade, Usuários – adultos, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS

Articulação RAPS: Secretaria de saúde, secretaria de meio ambiente

Articulação com outros setores: Secretaria de meio ambiente


Resumo

Com finalidade em desenvolver técnicas e práticas integrativas com usuários em acompanhamento para álcool e outras drogas, foi feito implantação do projeto de horta hidropônica no CAPS. Com trabalho ativo, gerenciado, supervisionado pelo técnico agrícola e equipe multidisciplinar, está sendo desenvolvido o projeto ” O plantar do bem estar”, que visa inserção dos pacientes em grupos terapêuticos para produção de hortaliças e verduras nos espaços da unidade e ensinamento para pratica em residência.

Estamos conseguindo reduzir consumo de psicotrópicos e melhoras cognitivas dos pacientes Inserido no projeto. A produção é dividida para utilização na alimentação dos mesmo na unidade e geração de renda para os pacientes, dividos em partes iguais. O projeto traz protagonismo social, ja que a produção é vendida em espaços públicos e com muita aceitação devido a qualidade das lavouras.

Palavras-chave: alimentação, CAPS, horto-terapia, Protagonismo, usuários

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.