Resumo
O evento I Semana da Luta Antimanicomial da Faculdade Uninassau “Minha Voz. Minha Arte. Nossa Luta” surgiu da proposta de desmistificar os estigmas sobre a loucura e as pessoas que vivem com um transtorno mental. O intuito do evento foi apresentar ao público-alvo a arte realizada por pessoas que realizam tratamento em saúde mental Centro de Atenção Psicossocial II Walterdes Sampaio (Parnaíba-PI).
Pessoas que expressam suas dores e delícias através da arte nos diversos grupos do serviço. Estudantes de Psicologia foram visados pois ainda há uma resistência dos mesmos em adentrarem aos serviços especializados de saúde mental da RAPS. O planejamento do encontro se deu em uma reunião em que estavam presentes profissionais do CAPS II, professores e a coordenação do curso de Psicologia da Uninassau (programação em arquivo). O CAPS II participou no primeiro dia do evento. No dia em questão, a presença maciça de estudantes se deu em uma quantidade de quase 150 (cento e cinquenta) e após a apresentação das produções artísticas o tempo foi curto para tantas perguntas advindas dos alunos.
A coordenação do curso já apresentou a ideia de realizar uma II Semana em 2025 devido aos inúmeros elogios e interesses de estudantes em conhecerem mais a realidade dos CAPS da municípios. Percebemos ainda mais a importância de se valorizar o dispositivo múltiplo da arte enquanto ferramenta de cuidado para pessoas que necessitam de um tratamento e acompanhamento humanizado em saúde mental, seja ele institucionalizado ou não.