Resumo
Na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de São Cristóvão é muito comum a realização de matriciamentos em saúde mental. Duas residentes de saúde da família da Universidade Federal de Sergipe acompanharam alguns desses matriciamentos, e então percebeu-se a necessidade de estruturá-los. Assim, em conjunto, as coordenações de Atenção Psicossocial, Atenção Especializada, Assistência Farmacêutica e Regulação, juntamente com as residentes, foi elaborado um guia prático de matriciamento voltado para as necessidades locais.
O guia foi desenvolvido em formato digital (PDF), utilizando a plataforma Canva, com o objetivo de ser utilizado de forma virtual e acessível, além de ser dinâmico, de fácil e rápida consulta. Dos dias 1 a 11 de julho de 2024, as residentes foram responsáveis por apresentar o Guia Prático de Matriciamento para trabalhadores da saúde da RAPS. As apresentações ocorreram no Programa Melhor em Casa, nos dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nos dois Centros de Especialidades, e em uma reunião de gerentes de Unidade Básica de Saúde (UBS).
A sistematização das informações demonstrou ser eficaz na transmissão de conhecimento, além de que a disseminação do guia permitiu que os trabalhadores compreendessem a importância do matriciamento na integração entre saúde mental e atenção primária, de forma a fortalecer a articulação entre diferentes níveis de cuidado, qualificando o atendimento e ampliando a capacidade das equipes para lidar com casos de maior complexidade no município de São Cristóvão.